Descobre as 5 coisas essenciais para manteres a pele sempre hidratada
A hidratação da pele é essencial para que ela se mantenha bonita, mas será que estás a fazer tudo o que podes para a manter hidratada?
Sabias que uma pele desidratada é muito mais propensa a:
- Sensibilidade;
- Sensação de repuxo;
- Pele rachada e até com pequenas feridas;
- Criação de sebo;
- Descamação;
- Falta de vivacidade e elasticidade
- Rosácea;
- Entre outros.
E há vários fatores que podem potenciar a desidratação da pele. Já falamos da importância de beber água para manter a pele hidratada e de como manter este hábito, mas há outros fatores que deves ter em consideração como climas extremos, exposição ao sol, uso de certos medicamentos, banhos muito quentes, demasiada esfoliação e exposição da pele ao cloro.
Todos estes fatores têm algo em comum: são todos agressores para a tua pele.
Então o que podemos fazer realmente para manter a pele hidratada, sabendo que não conseguimos eliminar completamente todos os agressores?
1 – Prevenir
Claro, que tinha que ser o primeiro ponto. A realidade é que conseguimos prever quase todos os agressores que a nossa pele enfrenta, sendo o primeiro e principal deles todos a poluição a que estamos sujeitos, portanto o mote é prevenir.
Para que isto seja eficaz tens que:
- Planear – o que vais prevenir? Quando estás em contacto com o agente agressor? É uma agressão diária ou mais espaçada? Etc.
- Compra produtos adaptados – tem sempre em atenção os ingredientes dos produtos que compras, para que servem, e se se adaptam à tua pele.
- Cria uma rotina com base no uso desses produtos – já temos artigos sobre rotinas, não me vou alongar, podes ler
A melhor palavra para estar ao lado de prevenir é planear, se não planeares nunca vais conseguir prevenir convenientemente.
Por exemplo, se vais à piscina com uma certa regularidade o ideal é que à noite (principalmente na noite anterior, na própria e na seguinte) que uses um sérum ou hidratante restruturante, com uma boa composição de água, ou até com água termal.
2 – Escolhe os produtos indicados
Não consigo insistir de mais nisto, é muito importante que saibas escolher os teus produtos, porque um creme barato pode sair caro se não o usares ou se ele te fizer mal à pele.
Pensa no que realmente a tua pele precisa. Sabes que tens que a limpar, mas será que estás a usar o produto de limpeza adequado? O teu tónico foi escolhido com cuidado? Será que tem algum componente que te prejudique?
Passa a pente fino tudo o que pões na pele. A pele é um órgão de proteção, a nossa primeira barreira com as agressões, por isso cuida bem dela.
3 – Reduz os agressores
Obviamente há agressões que não controlamos ou que não estamos dispostas a facilitar, mas haverá outras que não nos beneficiam e que podemos minimizar.
Evitar expor a pele nas horas de muito calor e usar sempre um chapéu, tomar duches menos quentes, diminuir as esfoliações de pele, …
Na dúvida, procura ajuda especializada para detetar os comportamentos “de risco” e te ajudar a eliminá-los.
4 – Limpa e hidrata sempre a pele
Isto parece descabido mas não é porque nós temos tendência a facilitar. Mas não podemos. Os passos mais básicos e mais essenciais do cuidado de pele são: limpar, tonificar e hidratar.
Para saberes mais lê Double cleansing vs Triple cleansing – o que faz sentido? e Que tipo de produto de limpeza devo usar na minha pele?
5 – Usa protetor solar
O protetor solar é essencial para proteger a tua pele, e se a pele estiver protegida consegue reter melhor a sua hidratação. Para perceberes melhor lê Como descubro o estado da minha pele?
Mesmo que só vás enfiar o nariz fora de casa durante 15 minutos não facilites no uso de protetor solar.
Estás fechada em casa e não sabes como adaptar a tua hidratação e gastar dinheiro em produtos é inviável neste momento?
Vê estas receitas de hidratação caseira, provavelmente encontras muitos dos ingredientes em casa.
Estás à deriva nesta quarentena? Seja porque tens demasiado para fazer ou muito pouco, tenho a solução para ti.
Em conjunto com mais alguns projetos fantásticos criamos um ebook que de certeza te vai encher as medidas, tem mais de 50 dicas fáceis e úteis para te orientar nesta quarentena nas mais variadas áreas.
É só carregares no link para o receberes no teu e-mail:
EBOOK – FICA EM CASA
Lembra-te, há sempre várias soluções para um problema, podem não ser as ideais, podem não ser as que melhor te beneficiam, mas elas existem.
Por isso a escolha será sempre, vais continuar a olhar para o problema ou focar-te na solução?
Nunca desistas.
#VaiFicarTudoBem