Planear

5 fatores que dificultam a mudança de hábitos

Os hábitos e rotinas são essenciais na nossa vida, mas como conseguir alterar hábitos de forma funcional? Será só mudar ou é preciso ter em consideração algumas coisas? Fiquem com 5 fatores que podem estar a dificultar ou mesmo impedir que mudem de hábitos.

Lê também: Rotinas ou hábitos – o que são e porque são importantes?

Efetivamente temos muitos fatores que nos podem prejudicar uma mudança começando por nós mesmos, mas não só. Vejamos por ordem do que considero mais fácil para o mais difícil.

1 – Meio onde estás inserido

O meio pode ser tanto um fator mau como um fator optimo. Por um lado há mudanças de meio que são muito simples de concretizar e outras nem tanto. Por exemplo, se o gatilho é ir a um certo supermercado ou café, facilmente podes trocar esses locais por outros. Já o gatilho ser o teu local de trabalho ou casa já fica mais difícil, mas isso não quer dizer que não seja possível. No ponto 3 analisamos melhor esta equação.

Pontos importantes: se não podes mudar o meio torna-se essencial saberes o que no meio se torna o gatilho. É possível mudares isso, dá muito trabalho e provavelmente vais precisar de um psicólogo ou coaching, mas é possível.

Meio onde estás inserido

2 – Pessoas à tua volta

As pessoas à tua volta podem ser o teu melhor motivador ou o pior. Não vou abordar a questão das pessoas tóxicas porque não vejo necessidade de bater na mesma tecla. Já toda a gente sabe que existem e toda a gente tem algumas na sua vida.

Pontos importantes: se não podes ou ainda não consegues eliminar as pessoas tóxicas da tua vida diminui a presença delas na tua vida. Se te manda mensagem silencia e só respondes em alturas definidas. Se costumas estar todos os dias, está só 4 vezes por semana ou vai reduzindo. Se fores das minhas fala com a pessoa e explica o que te incomoda, deixa na mão dela se acha necessário algum ajuste no comportamento e/ou comunicação. Se é alguém do trabalho evita a pessoal e quando tens que estar a lidar com ela mostra 0 interesse em questões pessoais. Há mil e uma formas de gerir isso, sê criativa.

Pessoas à tua volta

3 – Desconforto

Pois, é tudo muito bonito mas a realidade é que estamos cada vez mais formatados para ter medo de mudar o que vai causar imenso desconforto na nossa vida. Não é por acaso que nem toda a gente consegue sair da sua zona de conforto, porque dá medo. Se não tiveste ainda que gerir um medo incompreensível de fazer algo e pensas que saíste da tua zona de conforto o mais provável é que não. E não confundas, fugir a algo que costumas fazer fazendo uma coisa diferentes não significa necessariamente que estás a sair da zona de conforto. Mudar um hábito e sair da zona de conforto são coisas distintas, gostavas que falasse mais deste assunto? Deixa nos comentários por favor.

Realidade, o teu corpo e a tua mente vão muito provavelmente criar resistências para mudares de hábito e tens que ter essas resistências em consideração.

Pontos importantes: para mudar é preciso quebrar padrões, para quebrar padrões é preciso mudar alguma coisa, e essas mudanças vão estar sempre associadas a medos e ansiedades. Depois tu escolhes quem ganha, se o medo se a vontade.

Desconforto, medo

4 – Falta de organização

Pois, esta é a falha que acho mais comum e também a mais desvalorizada. O maior erro que vejo as pessoas a cometer quando querem mudar uma coisa é tentar mudar tudo ao mesmo tempo e de preferência em várias áreas da vida. Ora, se já é difícil mudar uma coisa específica imaginem mudar de vida do dia para a noite… Não é impossível obviamente mas também faz pouco sentido que seja assim. A menos que tenhas um fator externo que te ajude nisso, por exemplo a primeira mudança de casa dos pais. É uma mudança de vida na realidade, toda uma adaptação (ou pelo menos deve ser) mas tem um fator muito grande associado e também mexe com o fator que vamos falar a seguir.

Pontos importantes: se não sabes mais ou menos que caminho tens que percorrer dificilmente te consegues preparar para as dificuldades que vais encontrar enquanto o estás a percorrer.

Organização

  1.  

    Motivação

     

Há quem acredite, há quem ache que é uma treta… Eu acho que teres motivação é teres um motivo (que vale a pena ir até ao fim do mundo se for preciso). Da mesma forma que precisamos de beber e comer para viver precisamos de algum tipo de combustível para mudar. Acontece muitas vezes o motivo não ser bom o suficiente, ou não se acreditar nele, e assim nada feito. Outras vezes o resultado final está muito longe e não se criaram etapas intermédias para gerir motivos mais pequenos e a motivação perde-se (olha o ponto anterior aqui a ter a sua presença).

Pontos importante: não tens que estar motivado todos os dias, mas a motivação tem que ser uma constante na tua vida. O objetivo tem que ser sempre o teu foco.

Motivação

 

Estes fatores são importantíssimos se estás a tentar mudar hábitos ou rotinas. Diria até que são essenciais analisares.

Há inclusive diferentes formas de conseguires alcançares cada uns deles. Raramente fiz anagramas de decisão mas acho os extremamente uteis, gostavas que falasse mais de algum ponto em particular e/ou que explorasse alguns anagramas de decisão? Sentes que seria útil na tua vida? Deixa nos comentários por favor.

Se queres ler mais sobre este tema lê também 5 Estratégias para mudares hábitos5 livros que vão fazer a diferença na tua mudança de hábitos. Se o teu foco está maus na aplicação disto na beleza lê Porque as rotinas de dia e noite são diferentes?

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão pelas compras que faças através desse link.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *