Hidratar a pele

Como descubro o estado da minha pele?

Como falamos no artigo anterior tipos e estados de pele são coisas bem diferentes. Portanto já aprendemos a ver o nosso tipo de pele, vamos agora analisar o estado em que ela está.

Normalmente o estado da nossa pele é algo bem mais visível que o tipo. São coisas que vemos e sentimos na pele todos os dias ou em momentos específicos. É possível que em algum momento já tenhas confundido o teu estado com o tipo de pele, e há quem inclua o estado sensível de pele como um tipo de pele. Esta é a visão que sigo, mas existem outras e o que valida umas e outras são a forma como tu própria vês e sentes a tua pele.

Temos 7 estados de pele:

  1. Envelhecida
  2. Acneica
  3. Com hiperpigmentação
  4. Desidratada
  5. Rosácea
  6. Sensível
  7. Atópica

1 – Envelhecida

Todos nós chegaremos lá se ainda não chegamos. Mas embora seja um estado de pele bem visível, há características que devemos considerar como a perda de elasticidade e firmeza e a sua dificuldade em manter-se hidratada. Normalmente é um estado que vai agravando com a idade, onde se vai notando cada vez mais um grão irregular e com rídulas. É um estado de pele bastante sensível em que muitas vezes propicia a visibilidade de vasos capilares e o aparecimento de hiperpigmentação.

Pele Envelhecida

 

2 – Acneica

É cada vez mais frequente que apareça na fase adulta, muito provavelmente por causa das agressões a que inconscientemente sujeitamos a nossa pele, e muitas vezes associada a questões hormonais. É uma pele com formações de borbulhas com e/ou sem inflamação, com poros abertos que potenciam a formação de pontos negros.

Pele Acneica

3 – Com hiperpigmentação

As manchas cutâneas são algo muito associado por exemplo à gravidez. Isso acontece devido às variações hormonais, no entanto esse não é o único fator que pode causar a hiperpigmentação, é apenas o mais frequente. Outras causas frequentes são a exposição ao sol e a cicatrização. A hiperpigmentação é uma produção e consequente acumulação de excesso de melanina na pele.

Pele com hiperpigmentação

4 – Desidratada

É um estado de pele que normalmente está muito associado ao estado envelhecido e tipo seco de pele. A falta de água na pele é um fator que causa muitos danos na mesma. A ingestão de água que temos durante o dia tem a sua influência (podem ver sobre isso aqui), mas principalmente com o avançar da idade não é o único fator que devemos considerar. Para identificarmos este estado devemos procurar a sensação de repuxado na pele e descamação (mesmo pouco após ser hidratada), acompanhada de uma absorção rápida de todo o tipo de produtos.

Pele desidratada

5 – Rosácea

A rosácea é um estado de pele que deve ter muitos cuidados associados pois pode evoluir de forma a ficar instalada permanentemente tornando-se uma doença cutânea crónica, sendo que se houver um tratamento inicial preventivo não deverá chegar a evoluir. É um estado de pele que tem que ser devidamente diagnosticado por um dermatologista para poder ser feito o devido tratamento que tem muitas vezes uma componente medicamentosa. A rosácea tem um fator genético muito forte, portanto tenham atenção a isso. Na sua fase inicial podemos suspeitar que temos rosácea devido ao excesso de vermelhidão na pele, acompanhada por hiper-reactividade, sensação de calor e por vezes dor.

Rosácea

6 – Sensível

É uma pele que demonstra uma tendência para ter vermelhidão, queimaduras, sensação de ardor e de pele seca quando está em contacto com produtos, exposições a agressões (como o sol). Difere do estado anterior porque normalmente é uma sensação que assim que se eliminar ou diminuir o efeito do agressor a pele acalma e a sensação diminui, ou pode até passar. O vermelhidão da pele sensível é também bastante mais leve que uma rosácea, e sem a visibilidade de vasos sanguíneos.

Achei este artigo interessante e simples para explicar a minha visão da sensibilidade ser um estado e não um tipo de pele, caso te suscite curiosidade.

Pele sensível

7 – Atópica

É um estado de pele que tem acompanhado cada vez mais os nossos bebés. Caracteriza-se por uma pele seca e irritada, muitas vezes com pequenas borbulhas e possível comichão. É uma pele que potencia muita descamação, que tem um aspeto mais engrossado no entanto racha com facilidade. Tem fatores genéticos e ambientais associados.

Pele Atópica

Portanto com isto já consegues avaliar o teu tipo e o estado da tua pele. Partilha comigo o que descobriste e vê neste artigo mais dicas de como escolheres os melhores produtos para as necessidades da tua pele.

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão pelas compras que faças através desse link.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *