a água é um bem essencial para o nosso organismo

Qual é a importância da água no nosso organismo e como saber se estamos hidratados?

Qual é a real importância da água no teu organismo?

Ok, de certeza que já te falaram da importância de beberes água, que tens que te manter hidratado(a), blablabla wishkas saquetas… Mas qual é a real importância da água no nosso organismo? E como sabemos se estamos hidratados?

A realidade é que muitas vezes não te sabem explicar direito porque é tão importante beber água, e não, não é só porque eliminamos toxinas através da urina, há muito mais além disso na importância da água, e eu acredito que sem percebermos o porquê das coisas é muito mais difícil tornarmo-nos saudáveis.

…Até porque podes achar que já tens uma ingestão de água ideal e não ser o caso, mas vamos descobrir:

  • Porque é a água tão importante no organismo;
  • Quais são as principais consequências da falta de ingestão de água;
  • Como perceber se estou hidratada.

(deixamos para próximos artigos a gestão dos hábitos de ingestão de água, como melhorar a ingestão e os hábitos, e como tornar tudo isso em algo constante.)

Se queres saber mais sobre o que é saúde não deixes de ler este texto.

Percentagem de água por idade

O corpo humano é composto por cerca de 60% de água (isto é variável conforme a idade, peso, sexo, hábitos, etc.). Portanto, se somos compostos por tanta água onde é que ela anda?

Percentagem de água e para que parte do organismos ela é usada

No geral a maior parte da nossa água está nas células, no espaço entre elas e no sangue. Nenhuma parte do nosso corpo funciona sem água, mas eu não vou ser um Seeley na vossa vida (Seeley é um dos autores de um dos mais conhecidos livros de anatomofisiologia usado como bíblia e referência em cursos na área de saúde).

Foquemos no que é essencial, a tua ingestão de água diária regula acima de tudo o funcionamento de:

  • Eliminação de toxinas através da urina;
  • Transporte de nutrientes e oxigénio para as células;
  • Regulação de temperatura;
  • Preservação da elasticidade da pele;
  • Prevenção da obstipação;
  • Diminuição do risco de pedra no rim.

Explicando de forma rápida, a água elimina toxinas diluindo-as através dos rins (sim, são os rins que fazem a desintoxicação do nosso corpo, por muito que bebam sumos detox continuam a ser os rins a fazer isso).

Transporta nutrientes através do sangue, que é constituído por água.

Regula a temperatura através da sudorese, que é apenas uma forma chique de dizer que suamos.

A prevenção da elasticidade da pele tem a ver com os tipos e estado da nossa pele, consulta os artigos sobre isso.

Sobre a obstipação tanto quanto me foi possível apurar a água ajuda a manter as fezes não tão duras o que potencia a evacuação (tão simples quanto isto, mas comigo não funciona nada, digo já).  A obstipação é algo bem complicado, não me vou debruçar sobre isso.

Os cálculos renais, ou vulgo pedra nos rins, são acumulações de minerais (que deveriam ser expelidos pela urina, mas há aqui fatores genéticos a considerar nestas situações, entre outros que ainda desconheço), portanto se tivermos uma ingestão de água insuficiente temos mais probabilidade dos minerais não serem corretamente diluídos e formarem os tais cálculos. Curiosidade: porque é que esta situação dói “pa cacete”? Porque os nossos ductos internos são de diâmetro muito pequeno, e os cálculos podem atingir de milímetros a cm, daí ao passarem provocam dor porque não têm propriamente espaço para passar.

Eu não sou médica nem me vou debruçar mais em explicações que não me competem, mas se quiserem saber mais sobre isto têm aqui um artigo bem completo sobre o assunto.

beber água é importante para o nosso organismo

E a pergunta para um milhão, mas e então como sei se estou a beber água suficiente?

Bebo 1 litro? Bebo 3? Bebo um garrafão?

Primeiro, vão por mim, não exagerem… cirrose causada por excesso de água existe, é raro mas existe (cirrose é uma doença que causa a morte de células do fígado) e vão passar o tempo todo a correr para a casa-de-banho, o que também não é necessário.

Por cá a regra é, quando alguém que não vos fez uma história clínica pormenorizada vos disser que vocês tem que fazer x coisa ou ingerir y coisa de forma muita específica, vocês desconfiem. O nosso corpo não é estanque e nós não somos máquinas, temos condições e necessidades diferentes, e embora existam médias e modas isso não traduz toda a população. Importante manter isso em mente.

A resposta é: Depende.

Então como e que vais perceber se estás a ingerir água suficiente? Através da urina. As urinas têm que ter um tom amarelo pálido e transparente.

Cores da urina quando estás hidratado e desidratado

Não esquecer que a forma como ingeres água tem relevância, por exemplo muitos alimentos orgânicos têm água, uns mais que outros, mas o aporte não é o suficiente para te manter hidratada, e a água simples é a única fonte não calórica.

a água é um bem essencial para o nosso organismo

Já descobriste se bebes água suficiente durante o dia ou precisas de mais?

Não te esqueças de avaliar as tuas necessidades 😉

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão pelas compras que faças através desse link.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *