Rotinas e hábitos

Porque as rotinas de dia e noite são diferentes?

Rotina de dia e noite, o que as difere?

Já todos nós vimos e ouvimos falar pela boca de 1001 influencers sobre a rotina de dia e de noite. Se não ouvimos já vimos que até no supermercado temos produtos para dia e outros para noite. Na publicidade da TV isso também é evidente, o melhor creme de noite, o creme que vai revolucionar a tua rotina de dia, mas porque existe esta diferença?

Isto é tudo muito bonito mas ninguém explica porque devemos usar efetivamente cremes diferentes. Não sou apologista de dizer usa isto porque sim, acho que é importante usarem porque sabem que aquilo é o melhor para o que pretendem.

Lê também:Rotinas ou hábitos – o que são e porque são importantes?

Rotina da manhã

Rotina de dia:

Preocupações que temos que ter com a nossa rotina da manhã: preparar a pele para as agressões que ela vai ter durante o dia, sendo elas, radiação do sol (isto existe mesmo que não esteja um sol radioso lá fora), poluição, mudanças de temperatura, a nossa própria ingestão alimentar e de água, entre outras.

Pontos importantes são proteger a nossa pele, e isso conseguimos com cremes e acima de tudo proteção solar. Acho que o ponto fulcral da rotina de pele da manhã é mesmo a proteção solar. Depois há várias formas de obter esta proteção ao longo dia (embora as opiniões divirjam e não haja consenso nem dados concretos nos estudos atuais).

Falaremos da proteção solar especificamente num artigo mais para a frente.

Rotina da noite

Rotina de noite:

Facto muito importante: durante o nosso tempo de dormida a nossa pela regenera, portanto antes de irmos para a cama é o momento ideal para prepararmos a pele para que ela tenha o trabalho o mais simplificado possível.

Portanto ponto fundamental, limpar. Depois de todas as agressões a que submetemos a nossa pele durante o dia temos que a deixar limpinha limpinha para depois lhe podermos dar coisas boas.

Os produtos que lhe pomos em cima depois diferem de pessoa para pessoa, mas todos vão precisar de hidratar a pele. À noite é sempre a melhor altura para usar produtos do tipo óleo para que a pele tenha tempo de absorver e também séruns mais pesadotes.

É também a altura ideal para fazeres máscaras, no entanto muita atenção à quantidade de produtos que pões na pele.

Mais uma vez não existe consenso ciêntifico sobre isto mas na minha experiência pessoal nem sempre mais produtos significa maior benefício. Ou seja, imagina que já limpavas a pele e só aplicavas um creme hidratante depois que nem era de dia nem de noite, e passas-te a aplicar um creme de noite específico para um problema que já tens e um óleo regenerador, neste caso óptimo. Imagina que já aplicas creme hidratante de noite, sérum e um produto específico e a isto decidiste acrescentar um óleo, não me parece uma boa opção, a meu ver ou aplicas o óleo ou o sérum, se ambos te trazem mais valia aplica à vez, uma noite um outra noite outro, mas não os dois ao mesmo tempo, a tua pele não vai ter capacidade de absorver tudo.

Lê também:Sabes definir a tua saúde?

Dúvidas, há?

Alguma coisa que queiram que fale mais?

Vai haver artigo sobre ambas e sobre o que fazer e o que não fazer.

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão pelas compras que faças através desse link.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *