Protetor solar

Proteção solar Física vs Proteção solar Química

Qual é a diferença entre proteção solar física e química, e porque é importante perceberes as suas diferenças.

 

É possível que nunca tenhas ouvido falar que há dois tipos de proteção muito distintas. Na realidade estes conceitos também são recentes para mim. Mas uma coisa posso-te garantir, se nunca tinhas ouvido falar destes conceitos o mais provável é sempre teres feito proteção solar química.

 

Lê também: 5 coisas que deves saber para manteres a tua pele Hidratada

 

Vamos explorar.

Proteção solar Física ou Mineral

A proteção solar física, também chamada inorgânica, é composta por minerais que criam um barreira na pele que reflete os raios solares. Os minerais que são mais usualmente usados, dióxido de titânio e óxido de zinco, ficam por cima da pele não sendo assim absorvidos (ou apenas serão numa parcela muito reduzida).

Atualmente  o único fator prejudicial nestes protetores que se conhece são a possibilidade de conterem nanopartículas de óxido de zinco, as quais podem potenciar morte celular quando usadas acima da dose recomendada.

É uma barreira muito eficaz e principalmente adequada a pessoas que sofram de alergias cutâneas e sensibilidade.

Protetor físico

Protetor físico

Protetor físico

 

Proteção solar química

São os mais usados. Protegem a pele absorvendo as moléculas da sua composição que absorvem raios solares tornando-os menos perigosos. São compostos na sua maioria por benzofenonas e octocrileno.

Proteção química

Proteção química

Proteção química

 

 

Para ambos é importante considerarem o Fator de Proteção Solar – FPS (normalmente escrito SPF, sigla em inglês). Para a pele do rosto não aconselho nada abaixo de 30, sendo ideal o fator 50, mas isso depois depende do que pretendes da proteção solar.

 

Acima de tudo é importante perceberes que a proteção solar é essencial para a tua pele, ainda mais porque a nossa atmosfera está cada vez mais debilitada tornando os raios solares cada vez mais perigosos.

 

Lê também: Porque é importante usar protetor solar e como o usar.

 

Costumo dizer sempre às pessoas que brincam com a proteção solar: “Cancro de pele é dos mais dolorosos que existem, além disso a possibilidade de deixarem mazelas estéticas é grande.”

É duro ouvir isto, mas é também verdade.

 

Tu vais continuar a brincar com a tua pele?

 

Nota: Os produtos que mostro neste artigo são meramente exemplos dos respetivos protetores. Não foram experimentados por mim nem sei se se adequam a algum tipo ou estado de pele específico.

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão pelas compras que faças através desse link.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *