Existe ainda muito o mito que nem toda a gente pode usar óleos faciais e que estes são prejudiciais para peles oleosas, e outros mitos, mas, como disse, são mitos.
Os óleos faciais podem ser o que falta na tua rotina para a elevar a outro nível, só tens de os saber usar no teu tipo de pele. Portanto vejamos quais são os seus usos e que óleos se adequam ao teu tipo de pele.
A meu ver os óleos faciais podem ser usados para 2 grandes objetivos:
- Limpar;
- Hidratar.
Que tipos de pele podem usar óleos para limpar?
Na realidade todas. Os óleos são uma forma menos agressiva para a pele de remover a maquilhagem e a sujidade. Eu tenho pele mista e uso sempre algum tipo de óleo para desmaquilhar, sendo que considero a desmaquilhagem mais eficaz e menos agressiva para o rosto.
O mais básico dos óleos que podem usar para esta função é o óleo de coco, no entanto não é de longe o melhor.
Existem também produtos que podes usar para limpar o rosto diariamente mesmo que não uses maquilhagem. O que vais notar no uso do óleo para limpeza é uma pele limpa sem a abrasão que vos pode provocar, por exemplo, um gel. No entanto, não aconselho a que usem em rosáceas, sendo que óleos são produtos que podem reagir facilmente na vossa pele. Em peles sensíveis é o conselho do costume, vejam bem os ingredientes e procurem acima de tudo para que não tenha álcool ou ácidos em grandes concentrações, não é comum, mas isso não quer dizer que não aconteça.
Uriage EAU Thermale Óleo Lavante
Lierac Balsamo em Óleo Desmaquilhante
Caudalie Vinoclean Óleo Desmaquilhante
Que tipos de pele podem usar óleos para hidratar?
À partida qualquer pele beneficia com o uso de óleos para hidratar, depois o que muda é a forma como usamos para os diferentes tipos de pele.
Uma pele madura pode muito bem usar em vez de um creme hidratante um óleo hidratante de manhã e à noite.
Já uma pele oleosa, principalmente se estiver a produzir muito sebo, aconselho a que usem apenas à noite e se calhar só em dias intercalados. Isto depende depois do motivo porque estão a produzir muito sebo: mudaram de produtos? Estão a fazer demasiada limpeza? Usam esfoliante demasiado abrasivo? E podia continuar por qui fora com motivos.
Uma pele seca poderá beneficiar do uso do óleo como uma pele madura, ou intercalando com o creme hidratante.
Uma pele mista normalmente só necessita de um uso noturno e poderá ser intercalado também.
Apivita Wine Elixir Óleo Antienvelheimento Reafirmante
Garnier Bio Lavanda Óleo de rosto Reafirmante
Caudalie Vineativ Óleo de Noite Detox
Isto tudo depende do motivo que te leva a recorrer a um óleo.
Um óleo pode e deve ser um substituto muito bom ao creme hidratante quando se precisa de mais hidratação sem recorrer ao sérum.
Algumas ressalvas: será sempre mais interessante o uso de um sérum, sendo um produto à partida mais concentrado e que trará mais benefícios. Os óleos poderão trazer benefícios que o sérum ou o creme não trazem mas não substitui nenhum dos dois, na dúvida é preferível ter um hidratante e um sérum do que um óleo. O óleo por si não cria sebo, a pele é que cria como forma de proteção.
Portanto, que óleos se adequam ao teu tipo de pele?
Diz-me para que objetivo queres usar e darei o meu melhor para indicar a combinação perfeita para ti.