Rotinas e hábitos

Rotinas ou hábitos – o que são e porque são importantes?

Atualmente quase que é preciso estar a viver debaixo de uma pedra para não saber o quanto se fala de hábitos e rotinas e do quanto eles conseguem ser importantes no nosso bem-estar.

Mas vamos analisar, hábito e rotina será a mesma coisa?

Rotina (que tem o seu próprio verbo, por isso vamos rotinar por aí um pouquinho) é uma prática constante, é o hábito de fazer algo da mesma forma.

Um hábito, além de uma roupa, também pode ser uma prática frequente.

Hábitos e rotinas

Então se ambos são algo que se pratica frequentemente são a mesma coisa?

Sim e não (até porque embora eu goste imenso do Priberam achei estes significados muito pobres).

Hábitos e rotinas estão associados, mas enquanto os hábitos vivem nas rotinas nem sempre as rotinas vivem nos hábitos. Confuso?

Uma rotina é algo que, sociologicamente, nós associamos a um horário (a rotina de acordar àquela hora, a rotina de ir para o trabalho e fazer a mesma coisa, a rotina matinal, a rotina noturna…), e além disso associamos a um conjunto de comportamentos e não a um isolado.

Um hábito é algo que não precisa de estar associado a um horário específico, é apenas um comportamento que temos em determinada altura.

As rotinas podem ser compostas por hábitos (quando acordo de manhã a primeira coisa que faço religiosamente é ir a casa-de-banho, portanto na minha rotina matinal tenho o hábito de ir primeiro à casa-de-banho).

Hábitos e rotinas

Portanto, trocando por miúdos:

– Rotina – hábitos associados a uma gestão temporal.

– Hábito – comportamento que repetimos muitas vezes.

Biologicamente o nosso corpo gosta tanto de rotinas como de hábitos. O nosso conhecimento está desenvolvido o suficiente para sabermos que muitas vezes os gatilhos que temos para hábitos negativos serem na sua maioria emocionais. Por exemplo compulsões alimentares e fumar são hábitos que no geral são iniciados por questões emocionais e não orgânicas.

No entanto há esperança, porque os hábitos podem ser mudados.

Lê também: Sabes definir a tua Saúde?

Há um estudo muito interessante que fala do tempo que demoramos até criar um hábito, aquele dos 21 dias que toda a gente fala (tentei procurar por ele mas não o encontro). (Se alguém o tiver por aí ou souber onde anda que me mande o link por favor)

Nota importante: 21 dias é a média que as pessoas demoram a adquirir o hábito, na realidade a população estudada demorou entre 10 a 60 dias (acho eu) a mudar um hábito.

Outra nota importante: foi estudada a mudança de 1 hábito. Isto para não virem com expectativas furadas que vão conseguir tudo ao fim de 21 dias, e também ressalvar que não sei estudos de cor mesmo depois de os ler.

Hábitos e rotinas

Então como é que isso pode impactar a vossa vida?

Primeiro todos precisamos de ir alterando e modificando as nossas rotinas ao longo da vida, e consequentemente os nossos hábitos. Não somos estanques e não é suposto sermos, as coisas mudam e assim sendo que seja com o nosso controlo e para melhor.

Maus hábitos

Como é que vais conseguir mudar hábitos e rotinas?

O meu maior conselho é, vai com calma. Eu sei que paciência não é a característica mais forte do ser humano mas a realidade é que é necessária. Os hábitos mudam-se um de cada vez, tentares mudar mais que um hábito ao mesmo tempo normalmente leva a que te sintas sobrecarregada e eventualmente desistas.

Se estás curiosa/o com este tema lê já 5 Estratégias para mudares hábitos, mas não deixes de ler também 5 fatores que dificultam a mudança de hábitos5 livros que vão fazer a diferença na tua mudança de hábitos.

Já mudas-te alguma rotina? Já pensas-te em mudar algum hábito?

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão pelas compras que faças através desse link.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *