Encontras aqui tudo o que deves saber para usar adequadamente um sérum de rosto, analisaremos tudo que deves saber sobre sérum de rosto.
O Sérum de rosto é um produto de rosto concentrado, os seus princípios ativos estarão sempre em maior quantidade que os de um creme de uso diário. A sua textura também será (à partida) diferente de um creme de uso diário. Podemos esperar uma textura mais fina e de fácil absorção. Isto porque, como produto mais concentrado, pretende-se que a pele o absorva mais rapidamente.
Assim, o sérum de rosto pretende combater um problema em particular. Vejamos os mais usuais:
- Anti manchas;
- Reafirmante;
- Anti idade
- Iluminador.
Rapidamente percebemos para que tipo de problema pretendem ser usados.
A questão será, qualquer tipo e/ou estado de pele beneficia com o uso de sérum de rosto?
A resposta é: Depende.
Se ainda não sabes o teu tipo e estado de pele lê os artigos já no site (é só carregar nas respetivas palavras).
Em primeiro lugar é importante perceber que o sérum de rosto pode ser usado diariamente, mas não tem obrigatoriedade de tal. Pode ser usado de manhã ou de noite, mas mais uma vez sem obrigatoriedade. A única coisa que é obrigatória é quando o colocas na tua pele. Deves colocar o sérum de rosto após a limpeza e tonificação da pele, ou seja antes de hidratante e protetor se os fores colocar.
Mas posso colocar o sérum de rosto depois?
Sim, claro. Como tudo na indústria cosmética, nada é estanque ao ponto de não o fazeres, no entanto não estarás a potenciar o uso do teu sérum de rosto ao máximo. Ao colocares primeiro um creme hidratante e/ou protetor a tua pele irá começar a absorver esses produtos não tendo depois tanta capacidade para absorver o sérum de rosto.
E posso só usar um sérum de rosto?
Sim, após a limpeza e tonificação de pele pode e é vantajoso para muitas peles o uso apenas de um sérum à noite. De dia tens sempre que colocar um protetor solar após pois os séruns não têm fator de proteção. Mas em muitos casos o uso de um sérum pode ser mais vantajoso que a aplicação de um creme hidratante.
Voltando à nossa questão inicial, então qualquer pessoa pode usar um sérum?
Na realidade sim, se souberes adequar o sérum de rosto à tua rotina e às tuas necessidades.
Por exemplo, eu não tenho rosácea mas conheço quem tenha e sei que os produtos que uma pele com rosácea consegue suportar são escassos e têm de ter especial cuidado na sua utilização. Assim muito poucos séruns de rosto se irão adequar a este estado de pele.
Por outro lado uma pele madura, que tem muitas necessidades e gosta de absorver rapidamente os produtos, irá (à partida) beneficiar com um uso diário de um sérum de rosto.
Na realidade é bastante simples. Eu que me encontro na casa dos 30 nem sempre uso sérum de rosto. Normalmente os que uso são para controlo de sebo e poros abertos, manchas e hidratação extra. Não vejo necessidade na minha pele de usar qualquer tipo de sérum de rosto ou creme para rugas, e os que tenho em casa não os uso diáriamente.
Um parêntesis importante: pela sua especificidade os séruns de rosto para manchas podem ter características que não permitem que os uses quando vais estar em exposição direta ao sol, portanto cuidado com a utilização dos mesmos, lê sempre a forma como tem de ser utilizado (ou seja lê a bula).
Outro parêntesis importante: os séruns de rosto com Vitamina C podem ser bastante voláteis, pelo que tens de ter cuidado com a sua conservação. O que quero dizer com isto é que pelas características da vitamina C é bastante difícil de estabilizar em altas concentrações e normalmente não deve ser exposta ao calor. Assim tem em atenção se pretendes por exemplo deslocar um sérum de rosto com esse composto para as férias.
Vimos tudo o que deves saber sobre sérum de rosto caso te queiras iniciar nestas andanças.
No próximo artigo abordaremos os séruns mais usuais para diferentes tipos e estados de pele.
Mas antes de continuarmos, um ponto importante. Costumas ler as bulas dos teus produtos cosméticos?